Saiba como melhorar o networking para alavancar seu escritório jurídico
Saiba como melhorar o networking para alavancar seu escritório jurídico
Quem trabalha com advocacia sabe bem a importância de manter e construir boas conexões com outros profissionais, pois, é essa rede de contatos que permite o reconhecimento do advogado e a captação de clientes.
Se você está em busca de ampliar essa lista de contatos e obter bons resultados com o seu trabalho, vem conferir essas dicas que separamos para você.
Continue a leitura para conferir!
1- Marque presença em palestras e cursos
É muito importante participar de eventos jurídicos, como congressos, seminários e palestras, pois é uma ótima oportunidade para se relacionar com outros profissionais da sua área, além de aproveitar as oportunidades que podem surgir.
É interessante que toda a equipe se disponha a participar, não só como ouvinte, mas como palestrante também, porque isso ajuda a construir uma autoridade, demonstra domínio sobre a área de atuação e competência para atuar.
2- Lembre-se sempre do cartão de visita
Pode parecer uma prática ultrapassada, mas ainda é de extrema utilidade, pois gera sempre resultados positivos. Um cartão com suas informações principais, como e-mail, celular e endereço, além de um belo layout, ajuda a construir uma imagem positiva.
Tenha sempre esse tipo de cartão consigo, porque não se pode prever em qual momento aparecerá um potencial cliente. Então quando surgir uma oportunidade, você poderá entregar o seu cartão e mostrar sua disponibilidade.
3- Mantenha um bom relacionamento com parceiros e colegas
Colegas e ex-colegas da faculdade são importantes para manter conexões e conseguir oportunidades. Isso porque na área de direito é muito comum que seja frequente a indicação de profissionais.
Então, não deixe de prestigiar seus colegas e de comparecer aos eventos realizados por eles. Também mantenha sempre o contato para que você possa tirar dúvidas e trocar informações com esses profissionais.
É importante lembrar: ninguém cresce sozinho. Vale a pena dedicar um tempinho da sua semana para encontrá-los e trocar uma ideia sobre o mercado.
4- Trabalhe como advogado correspondente
Uma ótima alternativa para quem deseja aumentar a rede de contatos é trabalhar como correspondente jurídico, modalidade em que o advogado atua em nome de outro profissional ou de outro escritório, quando esses precisam realizar alguma diligência em locais distantes de onde se encontram.
Dessa forma, para que não precisem se dirigir até o local da diligência, contrata-se um advogado para atuar no local em que a atividade precisa ser realizada. Essa é uma prática bastante vantajosa para a sede porque economiza tempo e dinheiro e para o correspondente para melhorar o networking com diversos profissionais.
É importante ressaltar que se o seu trabalho agradar quem o contratou, poderão ocorrer novas contratações e até indicações.
5- Seja presente nas redes sociais
Redes sociais são uma ótima ferramenta para melhorar o networking, pois existem inúmeros recursos para criar novas conexões e manter as antigas.
É muito comum a existência de grupos de WhatsApp nos quais as pessoas da área podem trocar informações e tirar as dúvidas. Então, é importante que você demarque seu perfil nesse espaço para acompanhar as notícias e as experiências de profissionais da área.
Entre as redes principais, o destaque vai para o LinkedIn, que é uma rede social mais corporativa, em que o profissional pode criar um perfil com sua trajetória acadêmica e profissional, além de destacar idiomas falados e áreas de atuação.
Agora que você já sabe como melhorar o seu networking para o escritório de advocacia, comece a colocar em prática todas as dicas. Lembre-se que o mais importante é construir relações de confiança com o mercado e com outros profissionais, além de mostrar, é claro, a competência do seu escritório.