Planejamento financeiro empresarial: confira dicas essenciais para ir mais longe!
Planejamento financeiro empresarial: confira dicas essenciais para ir mais longe!
A gente sabe bem que planejamento e organização são dois dos pilares essenciais na sustentação de um negócio. Seja qual for o segmento ou porte da empresa, ela precisa se pautar em um planejamento financeiro bem cuidadoso.
Isso porque ao planejar seus gastos de acordo com a sua renda, é possível ter uma visão mais clara dos investimentos necessários para o crescimento da empresa e dos pontos que precisam ser ajustados.
Pensando em te ajudar nessa jornada, preparamos um artigo para falar da importância de desenvolver um planejamento financeiro empresarial de forma correta e trazer dicas para você aprimorar ainda mais nessa área.
Ficou curioso? Então é só seguir a leitura!
Primeiro é preciso entender: O que é um planejamento financeiro?
Essas duas palavras podem assustar muita gente, mas na verdade é mais tranquilo do que parece.
O planejamento financeiro é basicamente uma projeção das receitas e das despesas por um determinado período, que engloba uma análise do cenário atual e projeção de metas.
Existem diversas formas e metodologias para realizar um planejamento financeiro corretamente. Porém, não há uma receita pronta para o gerenciamento financeiro empresarial que se encaixe em todos os tipos de negócio, então é preciso sempre buscar adaptar ao seu modelo.
Dessa forma, é importante que você entenda bem a realidade da sua empresa.
Como fazer um planejamento financeiro?
Mesmo sem receita pronta, há algumas dicas gerais que podemos dar.
O planejamento financeiro de uma empresa começa com a administração dos números de forma centralizada e organizada. É necessário pontuar atentamente as despesas, as receitas, organizar as contas e compreender o cenário geral.
Dessa forma, você pode compreender onde está a maior parte dos investimentos da empresa, qual a área que tem recebido menos atenção e quais pontos precisam ser revistos.
Um gerenciamento financeiro empresarial eficiente é aquele que se torna a estratégia do negócio. Sabe como?
Imagine que o principal serviço da empresa está com baixa procura, a melhor forma de notar isso e mudar a estratégia, é através dos números do planejamento.
É como uma bússola para o seu negócio!
Como melhorar um planejamento financeiro?
Aqui, separamos 3 dicas para te ajudar a desenvolver um planejamento financeiro empresarial eficiente. Vamos lá?
1- Projete despesas e lucros
Antes de mais nada, o primeiro passo para realizar um planejamento financeiro é analisar o histórico de movimentações, de entrada e saída de caixa, recentes da empresa.
A partir dessas informações, você pode traçar uma projeção realista das despesas e receitas que estão por vir e que costumam ser padronizadas em seu fluxo de caixa.
Fazer uma projeção é importante para manter o orçamento empresarial preparado para arcar com os futuros gastos, sem precisar recorrer a empréstimos junto a bancos, o que pode apresentar taxas elevadas e comprometer o futuro financeiro da empresa.
Como a empresa precisa estar preparada para as mais diversas situações, no momento de definir o planejamento é extremamente importante pensar em pelo 3 diferentes cenários:
Realista: em que são estimadas metas habituais, não tão ambiciosas, mas que ainda assim estão de acordo com a realidade da empresa.
Otimista: uma projeção baseada em uma meta maior e um grande crescimento da empresa.
Pessimista: baseada em possíveis emergências, com quedas na produtividade e alguns prejuízos financeiros, e só a partir daí pensar em possibilidades de mudar esse cenário.
2- Identifique movimentações financeiras e reavalie gastos
Também é muito importante rever os gastos. No dia a dia de uma empresa há muitas despesas rotineiras que com ritmo acelerado não conseguimos parar e analisar, como materiais de manutenção, energia, material de limpeza e entre outros.
Como essas contas se repetem todo mês, acabam passando despercebidas, principalmente quando achamos que está dentro do nosso patamar.
Porém, é preciso lembrar que sempre podemos fazer economias, seja trocando a marca do material de limpeza, o plano da internet ou usando menos o ar-condicionado.
Então é essencial que você avalie gastos que podem passar despercebidos sempre que puder, pois a solução pode estar em algo menor e mais fácil de ser resolvido. Isso tira o peso de mudar coisas que possam ser mais difíceis e importantes para o seu negócio.
3- Avalie a terceirização
Como já falamos no nosso primeiro artigo, a terceirização da gestão financeira, as funções que não fazem parte da sua atividade do dia a dia podem ser estrategicamente terceirizadas.
É importante avaliar bem os casos em que essa ação pode ser aplicada. Faça um balanço de quanto pode economizar e quais serão as alterações das suas responsabilidades na gestão dos funcionários.
Se você acha que está dedicando mais tempo para o planejamento financeiro e não está conseguindo administrar a parte operacional do seu negócio, talvez seja melhor optar pela terceirização.
E a Ava Gestão pode ajudar com isso! Você pode entrar em contato conosco e saber como.
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Até a próxima!
Ava Gestão.