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PDCA: conheça a metodologia importante para o gerenciamento do seu negócio

PDCA: conheça a metodologia importante para o gerenciamento do seu negócio

Quem está à frente de um negócio certamente já se deparou com uma meta não alcançada e teve dificuldade de definir os próximos passos. É muito comum que a primeira ação seja tentar mudar esse cenário antes mesmo de entender o que aconteceu e quais foram as causas deste resultado. 

É para evitar este tipo de cenário que existe o método PDCA, que possibilita que os envolvidos tenham uma visão abrangente de todo o contexto através de um dashboard eficiente, fornecendo material para pensar em soluções mais assertivas para sanar os problemas. 

Se interessou? Preparamos um post para você entender melhor o que é o método PDCA e  como ele pode solucionar problemas empresariais.

 Continue a leitura para saber mais!

O que é o método PDCA? 

O Método PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento para otimizar e melhorar os processos de uma forma constante,  e garantir a solução de um problema. 

E o que seria o problema?

Seria justamente a diferença entre a situação em que o negócio se encontra atualmente. 

O PDCA é uma sigla que faz referência a 4 passos da gestão em inglês:

  • Plan: planejar 
  • Do: Fazer, executar 
  • Check: checar, verificar, mensurar 
  • Act: agir 

Dessa forma, o PDCA oferece condições para gerir seu funcionamento com foco na qualidade. 

Plan (Planejamento) 

Na etapa de planejamento é preciso escolher um processo, máquina ou atividade que precisa de melhoria, e a partir deste ponto elaborar e pensar em ações claras, direcionadas para a conquista de resultados. 

É indispensável estabelecer expectativas dos resultados e os KPIs que serão as métricas. Para isso, é necessário começar tudo em pequena escala, e assim ser possível testar os efeitos das medidas tomadas. 

É nessa etapa que você escolherá quais serão os procedimentos realizados para atingir a meta, pois isso indicará o caminho que será trilhado, e se ele estará de acordo com a realidade da empresa e de seus colaboradores. Caso não esteja, é preciso mudar e adaptar para não obter resultados ruins. 

Do (execução) 

Na parte de execução é feita a implementação do plano, a execução do processo e a produção do serviço ou produto. 

Antes de tudo, é importante mapear cada ação que será necessária ser tomada e promover a educação e o treinamento de todos que farão parte dessa etapa. Dessa forma, você garantirá o compromisso e o engajamento dos envolvidos para que tudo seja feito conforme o planejado.

Check (controle) 

Essa fase da checagem começa em conjunto com a fase da implementação do plano de ação, pois, quanto mais cedo os resultados forem acompanhados, mais rápido é possível saber se o planejamento deu certo e se os resultados foram atingidos. 

Nesta etapa, é preciso fazer um monitoramento de cada atividade pontuada no plano de ação e comparar o que foi previsto e o que foi realizado, identificando todos os problemas que podem ser sanados nas próximas etapas, e as oportunidades que podem ser aproveitadas futuramente. 

Também é importante avaliar a metodologia de trabalho escolhida e verificar se a equipe está atuando corretamente, ou se é preciso mudar algo no processo para ter mais êxito. 

Action  (ação)

Caso todas as metas sejam atingidas, esta é a fase em que se adota o plano aplicado como padrão. Caso algo não tenha saído como planejado, é aqui que é preciso agir sobre os pontos  que impossibilitaram o alcance de todas as metas traçadas.

Com a análise de dados completa, é preciso passar para a realização dos ajustes que são necessários, corrigindo falhas, desenvolvendo melhorias e reiniciando o ciclo PDCA para aprimorar ainda mais o trabalho da equipe. 

Se após esses 4 passos não houver necessidade de fazer melhorias, o método PDCA pode ser analisado, estudado e melhorado para o próximo ciclo. 

É importante colocar em prática as providências determinadas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Caso necessário, elabore novos planos, e melhore o procedimento para conseguir corrigir as falhas ao máximo e aperfeiçoar o processo. 

Quando deve-se aplicar o método PDCA? 

Esse método deve ser aplicado sempre que a solução para um problema da sua empresa for desconhecida e que, à primeira vista, não seja possível agir diante dessa situação.  

O PDCA pode ser utilizado em sua configuração inicial para planejamentos de qualidade. É nesse processo que são definidos os novos padrões para atingir metas e o nível de qualidade desejado. 

O objetivo do ciclo de PDCA é garantir um processo de melhoria contínua, que busca garantir o tratamento de problemas, aumentar a produtividade e otimizar o gerenciamento dentro das empresas. 

É importante que o PDCA  faça parte da rotina de gerentes, diretores e CEOs. 

A princípio pode parecer um pouco difícil  adotar esse método na sua empresa, enquanto administra todas as outras questões da sua empresa.  Então se você gostou do PDCA pode contar com a AVA Gestão para te ajudar!  Fale conosco e saiba mais!