PDCA: conheça a metodologia importante para o gerenciamento do seu negócio
PDCA: conheça a metodologia importante para o gerenciamento do seu negócio
Quem está à frente de um negócio certamente já se deparou com uma meta não alcançada e teve dificuldade de definir os próximos passos. É muito comum que a primeira ação seja tentar mudar esse cenário antes mesmo de entender o que aconteceu e quais foram as causas deste resultado.
É para evitar este tipo de cenário que existe o método PDCA, que possibilita que os envolvidos tenham uma visão abrangente de todo o contexto através de um dashboard eficiente, fornecendo material para pensar em soluções mais assertivas para sanar os problemas.
Se interessou? Preparamos um post para você entender melhor o que é o método PDCA e como ele pode solucionar problemas empresariais.
Continue a leitura para saber mais!
O que é o método PDCA?
O Método PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento para otimizar e melhorar os processos de uma forma constante, e garantir a solução de um problema.
E o que seria o problema?
Seria justamente a diferença entre a situação em que o negócio se encontra atualmente.
O PDCA é uma sigla que faz referência a 4 passos da gestão em inglês:
- Plan: planejar
- Do: Fazer, executar
- Check: checar, verificar, mensurar
- Act: agir
Dessa forma, o PDCA oferece condições para gerir seu funcionamento com foco na qualidade.
Plan (Planejamento)
Na etapa de planejamento é preciso escolher um processo, máquina ou atividade que precisa de melhoria, e a partir deste ponto elaborar e pensar em ações claras, direcionadas para a conquista de resultados.
É indispensável estabelecer expectativas dos resultados e os KPIs que serão as métricas. Para isso, é necessário começar tudo em pequena escala, e assim ser possível testar os efeitos das medidas tomadas.
É nessa etapa que você escolherá quais serão os procedimentos realizados para atingir a meta, pois isso indicará o caminho que será trilhado, e se ele estará de acordo com a realidade da empresa e de seus colaboradores. Caso não esteja, é preciso mudar e adaptar para não obter resultados ruins.
Do (execução)
Na parte de execução é feita a implementação do plano, a execução do processo e a produção do serviço ou produto.
Antes de tudo, é importante mapear cada ação que será necessária ser tomada e promover a educação e o treinamento de todos que farão parte dessa etapa. Dessa forma, você garantirá o compromisso e o engajamento dos envolvidos para que tudo seja feito conforme o planejado.
Check (controle)
Essa fase da checagem começa em conjunto com a fase da implementação do plano de ação, pois, quanto mais cedo os resultados forem acompanhados, mais rápido é possível saber se o planejamento deu certo e se os resultados foram atingidos.
Nesta etapa, é preciso fazer um monitoramento de cada atividade pontuada no plano de ação e comparar o que foi previsto e o que foi realizado, identificando todos os problemas que podem ser sanados nas próximas etapas, e as oportunidades que podem ser aproveitadas futuramente.
Também é importante avaliar a metodologia de trabalho escolhida e verificar se a equipe está atuando corretamente, ou se é preciso mudar algo no processo para ter mais êxito.
Action (ação)
Caso todas as metas sejam atingidas, esta é a fase em que se adota o plano aplicado como padrão. Caso algo não tenha saído como planejado, é aqui que é preciso agir sobre os pontos que impossibilitaram o alcance de todas as metas traçadas.
Com a análise de dados completa, é preciso passar para a realização dos ajustes que são necessários, corrigindo falhas, desenvolvendo melhorias e reiniciando o ciclo PDCA para aprimorar ainda mais o trabalho da equipe.
Se após esses 4 passos não houver necessidade de fazer melhorias, o método PDCA pode ser analisado, estudado e melhorado para o próximo ciclo.
É importante colocar em prática as providências determinadas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Caso necessário, elabore novos planos, e melhore o procedimento para conseguir corrigir as falhas ao máximo e aperfeiçoar o processo.
Quando deve-se aplicar o método PDCA?
Esse método deve ser aplicado sempre que a solução para um problema da sua empresa for desconhecida e que, à primeira vista, não seja possível agir diante dessa situação.
O PDCA pode ser utilizado em sua configuração inicial para planejamentos de qualidade. É nesse processo que são definidos os novos padrões para atingir metas e o nível de qualidade desejado.
O objetivo do ciclo de PDCA é garantir um processo de melhoria contínua, que busca garantir o tratamento de problemas, aumentar a produtividade e otimizar o gerenciamento dentro das empresas.
É importante que o PDCA faça parte da rotina de gerentes, diretores e CEOs.
A princípio pode parecer um pouco difícil adotar esse método na sua empresa, enquanto administra todas as outras questões da sua empresa. Então se você gostou do PDCA pode contar com a AVA Gestão para te ajudar! Fale conosco e saiba mais!