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Custos vs. despesas: entenda as diferenças

Custos vs. despesas: entenda as diferenças

Quem administra uma empresa sabe bem que custos e despesas são dois conceitos muito importantes na contabilidade de um negócio. Mesmo com essa importância, ainda há muitas dúvidas sobre a real diferença entre os dois termos. Entender bem essa divergência é fundamental para gerenciar o negócio de maneira eficiente.    

Pensando nisso, preparamos um material especial para você compreender o que as distingue e conhecer a melhor forma de lidar com cada uma no dia a dia do seu negócio. 

Continue a leitura para saber mais!

O que são custos e despesas?

Custos e despesas são conceitos que estão ligados a saída de caixa do empreendimento, ou seja, são gastos realizados pelo negócio para que ele mantenha suas operações. 

Para destacar suas diferenças, podemos definir o custo como um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, como por exemplo: compra de matéria-prima, conta de energia, e salário, que são “investimentos” para que os produtos ou serviços sejam finalizados. 

Já as despesas podem ser consideradas como gastos relacionados  à manutenção do negócio, mas que não são essenciais para produzir o produto, como por exemplo: materiais de escritório, conserto de computadores etc.

É importante ressaltar que no conceito de custos e despesas, também existem duas subdivisões, que classificam esses dois conceitos. 

Como classificar? 

De um modo geral, podemos classificar custos e despesas de duas formas:

  • Custos ou despesas fixas: gastos que não variam com o volume produzido ou vendido.
  • Custos ou despesas variáveis: gastos que variam em função do volume produzido ou vendido.

Os custos fixos podem ser de diversos tipos, pois eles independem do nível de atividade da empresa. Exemplo: aluguéis de instalações e salários de funcionários. 

Já os custos variados podem ser os gastos temporários, com contratação de funcionários por parte de uma varejista visando atender uma demanda maior em um determinado período, como por exemplo nas vendas do final do ano.       

Como analisar os custos e despesas de uma empresa? 

Todo gestor deve monitorar constantemente os processos internos de sua empresa. Isso deve ser feito sempre buscando oportunidades, de melhorar e ajustar esses custos e despesas.

Por exemplo: consumo sustentável de recursos, aperfeiçoamento do fluxo de trabalho e automatização de processos.  Que são alguns exemplos de tentativas de diminuir os gastos de uma companhia sem afetar diretamente seus lucros. 

No entanto, o mais importante para uma empresa é que o gestor crie mecanismos de controle, pois dessa forma, ele mede a necessidade ou não de corte dos gastos desnecessários. 

Isso porque toda empresa precisa de organização e reavaliação constante de seus processos. Dessa forma, o gestor deve sempre deixar o negócio atualizado quanto às novidades que surgem no mercado. 

Um exemplo de ferramenta bastante eficaz é o uso de indicadores de desempenho. Com essa ferramenta, o  gestor de uma empresa terá controle maior, além de uma noção clara e sem dúvidas da diferença entre custo e despesa. 

Dessa forma, a empresa terá um programa contínuo de otimização de recursos, tornando o negócio mais competitivo dentro do mercado que atua.

E aí? Tem alguma dúvida sobre custos e despesas? Não se preocupe! A Ava Gestão está aqui para te ajudar! Trabalhamos com BPO financeiro para que você não precise se preocupar com essas questões e focar em outras questões. Entre em contato conosco e saiba mais!