8 dicas para melhorar a produtividade da sua equipe
8 dicas para melhorar a produtividade da sua equipe
A gente sabe bem que liderar uma equipe não é nada fácil, afinal, são muitas tarefas a serem cumpridas, orientar o time, e organizar as demandas e prioridades. Tudo isso, se mal administrado, pode levar ao cansaço, esgotamento e falta de alinhamento da equipe e de todo o negócio.
Por isso, a gestão de equipes é tão importante. Cada vez mais as empresas têm dedicado uma parcela considerável do orçamento para a formação de líderes internos que são capazes de engajar o seu time, com capacidade de aumentar a produtividade da equipe como um todo.
Bacana, né? Então se você quer saber mais sobre como manter sua equipe produtiva, separamos algumas dicas que podem te ajudar.
Continue a leitura para conferir!
1- Realize uma gestão baseada em pessoas
A gente sabe muito bem bater metas é muito importante, porém para que as equipe trabalhe em prol de uma meta é preciso pensar nas pessoas, pois são elas quem possuem o potencial para ir adiante.
Escute sua equipe e procure entender o que a motiva, como pode melhorar o ambiente de trabalho, além de saber valorizar o esforço dos funcionários. A dica de ouro é: funcionário feliz produz mais.
2- Defina metas, objetivos e indicadores
É de extrema importância definir metas, objetivos e compartilhá-los com toda a equipe. Afinal, quanto mais os colaboradores sabem o que é esperado deles, é mais fácil trabalhar para se empenhar e ajudar a empresa a crescer.
Esse processo é muito importante para entender como está o desempenho dos colaboradores. Por exemplo, através de um indicador de produtividade é possível descobrir qual é a questão que impede a equipe de avançar nas tarefas.
Portanto, defina os objetivos e as metas relacionados a indicadores de produtividade bastante específicos. Também é importante lembrar de adotar um modelo para avaliar esse desempenho para acompanhar e medir a performance dos colaboradores.
Por isso, defina metas e objetivos relacionados a indicadores de produtividade
3- Saiba os pontos fortes e fracos da sua equipe
Antes de tudo é preciso entender que sua empresa é formada por pessoas que têm personalidades, vivências e conhecimentos diferentes.
Esse é o primeiro passo para conhecer bem cada colaborador e suas particularidades, e assim como formas de aproveitar seus pontos e não depender das fraquezas.
Por exemplo, se você tem alguém mais comunicativo, mas que não é muito bom com a criatividade, que tal colocá-lo para estar na linha de frente lidando com o cliente, e não colocar como responsável.
Ou se ele for comunicativo e tiver problemas com a gestão de tempo, é melhor não deixá-lo com demandas e prazos muito curtos ou muito difíceis de cumprir.
4- Dê mais autonomia aos funcionários
Muitos gestores acreditam que para melhorar a produtividade da equipe é necessário controlar passo a passo, porém a realidade não é bem essa.
O que ocorre é que esse comportamento pode gerar o efeito contrário: a desmotivação dos clientes, causada pela falta de liberdade dada pelo líder, que pode ser interpretada como falta de confiança.
Dessa forma, para ajudar os liderados a alcançarem metas e a alta performance é interessante dar mais autonomia e responsabilidade.
Como resultado, terá um time mais focado em fazer o seu melhor e ciente do seu papel no ecossistema da empresa.
5- Forneça estrutura e infraestrutura
Às vezes alguns problemas além do gerenciamento podem afetar a produtividade da equipe, como a estrutura e a infra estrutura.
Quando falamos de estrutura, estamos falando literalmente sobre o ambiente de trabalho, como cadeiras, as mesas e a iluminação. É importante levar em consideração a ergonomia do ambiente, e como isso pode transformar o ambiente e torná-lo mais saudável.
Já na infraestrutura, estamos falando de dar os recursos necessários para que as pessoas façam bem o trabalho. Isso é imprescindível para melhorar a produtividade e consequentemente os resultados.
Agora que você já sabe como melhorar a produtividade da sua equipe, comece a colocar em prática todas as dicas. Lembre-se que essas dicas podem tornar o ambiente melhor!