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BPO: como utilizá-lo para uma atuação mais estratégica em TI?

BPO: como utilizá-lo para uma atuação mais estratégica em TI?

Você com certeza já ouviu falar em BPO! Com a especialização das empresas em seus ramos de negócio cresce também a demanda de atividades que exigem uma atenção, e que desviam dos objetivos principais de algumas empresas, como o serviço de de TI. 

Mas, em outros casos, estes são fundamentais para o alcance  de metas dentro da empresa.  

Quando um negócio não possui especialistas em TI ou tem poucos recursos para investimento, a terceirização desse serviço é a melhor opção. Dessa forma, o BPO aparece como uma solução.

Então vamos retomar o que é BPO,  para depois explicar quais são as vantagens de fazer isso na área de TI. 

Continue a leitura e confira!

O que é BPO?

Já falamos um pouco sobre o BPO, que significa Business Process Outsourcing e pode ser chamado de Terceirização de Processos de Negócio. 

Trata-se de um conceito relativamente simples: caso uma organização não possua expertise em determinada área, ela pode contratar outra organização para realizar um processo relacionado a essa falta de especialização. 

Dessa forma, podemos dizer que o BPO é uma forma de canalizar energia e recurso para uma atividade-fim da empresa. Portanto, se busca terceirizar a outras organizações o máximo de processos que são secundários a empresa. 

De acordo com o relatório da MarketLine, BPO Services Industry Almanac, o setor de outsourcing de processos e atividades gerou uma receita de mais de U$140 bilhões apenas em 2017. Dessa forma, vem criando força. 

Atualmente empresas de diferentes nichos utilizam o BPO em suas atividades, até ONGs, tornando a terceirização uma das práticas mais comuns.

Por que utilizar BPO?

Ao conseguir aplicar o BPO, as empresas deixam de lado as atividades mais operacionais para conseguir adotar uma postura mais estratégica em relação aos negócios. 

Os gestores passam a redirecionar o foco para ações que geram valor diretamente para a empresa e para os produtos. Dessa forma, a empresa consegue reduzir custos e aumentar a qualidade dos produtos ou do serviço. 

A decisão por repassar parte das atividades da empresa também permite o desenvolvimento de ações em larga escala e uma maior escalabilidade do negócio. Afinal, o foco será com o crescimento da demanda. 

Por exemplo, um negócio que possui uma necessidade maior de armazenamento e de servidores. Com a terceirização, outra empresa cuidará desse setor que cresceu, permitindo que a empresa não desvie o foco.

Além disso, existe uma vantagem em relação a gastos com mão de obra especializada, pois para conseguir colaboradores com esse perfil é necessário um gasto alto.

Com o BPO a empresa conta com prestadores de serviço especialistas nas suas áreas de atuação e não perdem em termos de qualidade. 

Como aplicar esse conceito no setor de TI?

O setor de Tecnologia da Informação é o que mais cresce no mundo. São mais de 3 trilhões de dólares em investimento por ano. Isso mostra que as empresas estão buscando formas de inovar sem perder a qualidade, e sem aumentar custos. 

Dessa forma, separamos alguns pontos que demonstram a aplicação dessa prática nas operações de TI. 

Análise de Dados 

A análise de dados não é uma atividade comum à maioria das empresas, mas é necessária para desempenhar um valor estratégico para o crescimento do negócio. Com o BPO, a empresa pode contar com uma equipe especializada nesse serviço de TI.

Compliance

Estar em conformidade com as boas práticas é fundamental, pois isso ajuda a reduzir erros por meio de uma rotina operacional bem embasada. Com o BPO pode-se encontrar profissionais especializados na auditoria desses processos.  

Suporte 

Outras atividades necessárias dentro das empresas são o suporte técnico e o alinhamento de serviços necessários para a empresa. Uma empresa terceirizada, com profissionais qualificados pode ser de grande ajuda para qualquer outro suporte que a empresa precisar. 

Então, investir em um BPO de TI é uma boa estratégia?

Com certeza! Terceirizar o time de tecnologia é sempre uma boa opção para empresas que valorizam trabalho ágil e precisam de flexibilidade. Além disso, essa ação permite que as empresas encontrem profissionais especializados na área e garante o serviço prestado pelo tempo que for necessário. 

Afinal, será muito mais fácil atender a uma demanda sem que um time fique ocioso ou sobrecarregado já que o gerenciamento da equipe será uma questão da empresa contratada.

Se interessou pelo BPO de TI? A Ava Gestão pode te ajudar! Oferecemos o serviço de terceirização para ajudar as empresas a focar nas suas metas, entre em contato conosco e saiba mais!