AVA Gestão

Quais são as principais tendências de gestão financeira empresarial?  

Quais são as principais tendências de gestão financeira empresarial?

Que tempo é dinheiro a gente já sabe, mas você sabia que saber gerir também é sinônimo de lucro? Pois é!

Por isso, todo empreendedor deve conhecer as tendências da gestão financeira empresarial. Esse processo é importante para mostrar o investimento que você precisa e para saber onde está colocando o seu dinheiro.

Aprender sobre gestão financeira empresarial permite uma visão real sobre a situação da sua empresa, realizar um planejamento mais assertivo e visualizar possíveis problemas de gastos.

Dada essa importância, surgem cada vez mais tendências na área, e  grande parte delas são causadas pela evolução da tecnologia e do mercado financeiro. Por isso, estão sempre surgindo novos hábitos e novas ferramentas digitais, capazes de agilizar e otimizar os processos, aumentando a produtividade e consequentemente os lucros. 

Pensando nisso, separamos algumas dessas tendências que estão em alta no mercado financeiro, mas que vieram para ficar.

Se interessou? Então vem dar aquela conferida! 

Análise preditiva de dados

Uma análise preditiva consiste em usar os dados coletados pela empresa para tentar prever acontecimentos futuros. Através dessa previsão, é possível ter uma visão mais ampla do que acontece na área financeira da sua empresa de uma forma geral. 

Se você implementar um sistema de gestão de despesas, conseguirá visualizar os gastos  da empresa em tempo real e ainda acessar alguns recursos para melhorar o ROI.  Bacana, né? 

LGPD e segurança

Já falamos um pouquinho sobre a importância da LGPD e como se adequar a ela, mas é importante sinalizar que essa é uma política que chegou para ficar, afinal não é só uma tendência, é uma obrigação legal.  

As empresas devem adotar medidas de segurança para que as informações de colaboradores e clientes sejam utilizadas para fins impróprios.

O que é esperado do futuro  é que essas e outras leis sejam aprimoradas, principalmente quando diz respeito ao meio digital que tem muitos espaços complexos e dinâmicos quanto a internet. 

Dessa forma, é importante ir além do conhecimento legal e ficar de olho nas práticas consideradas éticas  na segurança digital. 

Antigamente o cinto de segurança era visto como artigo de luxo e hoje é indispensável em todos os veículos, então,  os mecanismos de proteção certamente seguirão o mesmo movimento.

Blockchain

Essa tecnologia se popularizou devido as criptomoedas e os NFTs. O blockchain descentraliza e distribui as informações em blocos, diferentemente da estrutura comum que é centralizada. 

Assim, o sigilo das informações é aprimorado e consegue detectar e prevenir fraudes, reduzindo o tempo para processar os dados e diminuindo os custos do sistema de pagamento.  Então que tal incorporar o blockchain à sua gestão financeira? 

Diminuição de papel 

Você já ouviu falar no termo paperless? Se ainda não conhece, é bom ficar ligado! Essa é uma prática que tenta reduzir ao máximo a utilização do papel no dia a dia da empresa.  

As folhas são substituídas por documentos digitalizados e sistemas virtuais. As várias pastas e grandes salas de arquivos dão lugar aos documentos digitalizados e sistemas completamente virtuais.

Além da redução de custo, a diminuição do uso do papel auxilia o aumento da produtividade, e principalmente em uma maior segurança para documentos e informações internas.

Utilizar uma plataforma integrada e centralizada 

Muitas pessoas não sabem, mas é possível administrar todos os dados e monitorar quase todas as atividades de uma empresa a partir de apenas uma plataforma. 

Os sistemas de gestão integrada, também conhecidos como ERPs, são ferramentas digitais que servem para inúmeras áreas do negócio. Claro, o escopo de soluções depende da marca e de quem fornece, mas a ideia geral é sempre a mesma.

Em plataformas como essa, você consegue acompanhar compras de insumos de produção e materiais para a empresa, vendas de mercadorias, movimentações, gerar balanços e controlar o estoque.

Também é possível cadastrar clientes, colaboradores, fornecedores e transportadoras, mantendo informações atualizadas para todas as operações.

Isso e muito mais pode ser conferido com apenas um ou dois cliques. Porém, a efetividade, a segurança e, assim como já dito, as soluções disponíveis, dependem de qual plataforma você irá confiar.

Pode parecer um pouco difícil incorporar essas tendências enquanto administra as próprias finanças, então se você gostou dessas tendências pode contar com a AVA Gestão para te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais!