Dashboard financeiro: o que é? Como funciona?
Dashboard financeiro: o que é? Como funciona?
Acompanhar as mudanças do mercado e lidar com um alto volume de dados disponíveis são fatores que tornam a gestão financeira ainda mais difícil.
Para lidar com esse contexto um pouco complicado, o dashboard financeiro pode ser a solução ideal para você e para a sua empresa analisar tudo com mais velocidade e assertividade.
O dashboard vai ser fundamental para garantir resultados com consistência e para ter uma visão geral dos dados da sua empresa. Além disso, é possível avaliar a saúde financeira da empresa em tempo real, e garantir a agilidade e assertividade das tomadas de decisão.
Foi pensando nesse cenário que desenvolvemos esse artigo para explicar o que é dashboard financeiro e qual sua importância na gestão financeira dos seus negócios.
Para entender melhor continue a leitura!
O que é um dashboard?
Antes de tudo é preciso entender do que se trata um dashboard. Podemos traduzir o termo como painel ou painel de controle, pois trata-se de uma espécie de ferramenta que disponibiliza uma visão ampla.
Ele concentra diversas informações relevantes sobre a empresa, com o objetivo de facilitar a visualização de diversos dados. Desta forma, o dashboard reúne os registros do sistema, e mostra tudo em um único painel.
Os dados podem ser de diferentes questões relacionadas ao desempenho dos diferentes setores da empresa. Normalmente, visualmente são apresentados gráficos e tabelas, facilitando bastante a leitura dos dados apresentados.
Em um dashboard também é possível acessar pontos específicos para se aprofundar ainda mais.
Existem diversos tipos de dashboards, cada um com um objetivo diferente e voltado para um setor específico de negócio.
O que é um dashboard financeiro?
O dashboard financeiro é específico para a gestão financeira de uma empresa. Com ele, é possível ter uma visão clara de todos os KPIs (key performance indicators) voltados para as finanças.
Em resumo, o dashboard financeiro é um painel que possui todos os números de um negócio, como rentabilidade alcançada, número de vendas, despesas e ticket médio de um determinado período.
Para visualizar tudo isso, o sistema coleta, analisa e relata em tempo real ou em períodos específicos, os dados de diversos sistemas e processos. Dessa forma, ele fornece um único ponto de controle para quem está à frente da gestão financeira, para que as decisões mais assertivas possam ser tomadas.
Como os dashboards financeiros podem ser classificados?
Agora que você já entendeu melhor o que é dashboard financeiro, é preciso entender quais são os tipos. Essas diferenças existem, pois os dashboards podem ter funções particulares e atender diferentes necessidades. Abaixo reunimos alguns tipos que são bastante utilizados por pequenas e médias empresas.
Operacional
Um dashboard financeiro com foco operacional fornece informações úteis para otimizar o desempenho dos processos. Por isso, ele é muito utilizado para apresentar métricas que precisam ser acompanhadas pelos analistas.
Desta forma, eles podem fazer melhorias nas atividades e ganhar mais agilidade nas correções de estratégias. Entre os dados que podemos encontrar em um dashboard financeiro operacional, estão:
- Fluxo de caixa;
- Saldo de recebimentos;
- Saldo de pagamentos.
Obviamente essas não são as únicas que devem estar presentes, é preciso que você adicione os dados que estejam relacionados a parte operacional da sua empresa.
Desta forma, você pode colocar dados sobre estoque, capacidade de produção e outros. O importante é que com esse dashboard você tenha uma visão tática e estratégica do seu negócio.
Lembre-se que os principais dados devem estar relacionados ao cotidiano da empresa, e ao curto prazo de realização das ações.
Tático
O dashboard tático é mais voltado para a equipe de gestão. É através dele que é possível apresentar informações para as metas de médio prazo. Dessa forma, ele reúne ações do dia a dia, e mostra ao gestor dados relacionados a:
- Projeção, lucro e endividamento;
- Clientes, perfis e taxa de inadimplência;
- Fornecedores e prazo médio de pagamento.
Diferente do dashboard operacional, o tático cruza os dados do sistema, e assim, ele proporciona uma visão mais ampla de todos os processos e resultados da empresa.
Estratégico
O dashboard estratégico é mais robusto e mais utilizado pela diretoria, visto que auxilia na tomada de decisões e na definição de objetivos a longo prazo. Normalmente os indicadores mostrados nesse tipo de material são:
- Lucratividade
- Margem Bruta
- Rentabilidade
- índice de liquidez
- ROE
É através dessas informações que a diretoria pode analisar o quadro geral e mobilizar os recursos certos para as diferentes metas. Além disso, as vantagens do dashboard financeiro estratégico são a visão macro e completa da saúde e a sustentabilidade financeira.
No BPO financeiro da Ava Gestão você pode contar com um dashboard financeiro para acompanhar todos os dados em um só lugar! Se interessou? Entre em contato conosco e saiba mais!