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3 mitos sobre o BPO de TI

3 mitos sobre o BPO de TI

Já vimos anteriormente, que o BPO de TI  se tornou uma das formas mais seguras para entregar eficiência e resultados para empresas que possuem um volume significativo de demandas no setor. 

Através dessa prática as empresas que possuem um volume significativo de demandas no setor podem atender os clientes da melhor forma, e direcionar esforços para projetos específicos. 

A consequência disso é o alcance de lucros maiores, e o estabelecimento de um alto nível de competitividade. 

Segundo a SegInfo, o mercado de segurança de tecnologia operacional (OT) deve crescer de um valor estimado de US $ 15,5 bilhões em 2022 para US $ 32,4 bilhões até 2027.

Além disso, o Brasil está entre os melhores mercados mundiais de TI. Por esse e outros motivos, o BPO de TI está cada vez mais comum no mercado.

Apesar disso, ainda existem muitos mitos sobre essa prática, que impedem que alguns empresários sintam confiança para aderir a essa terceirização. 

Neste artigo, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o outsourcing de TI e desvendar os 5 mitos sobre o BPO de TI. 

Boa leitura! 

1º mito: BPO de TI só é eficiente para grandes empresas 

A terceirização do setor de TI, em muitos casos, é vista como um modelo de negócios que funciona apenas para grandes empresas, porém, isso é um grande mito. 

Isso porque empresas de pequeno e médio porte também enfrentam desafios, e grande parte das vezes são maiores, proporcionalmente.

Quando uma empresa terceiriza serviços, independente de seu porte, ela consegue diminuir o impacto financeiro e direcionar melhor a atenção para o problema real do negócio. 

É importante lembrar que não é o tamanho da empresa que determina a possibilidade de ter ou não o BPO de TI, mas as necessidades de ações e planejamento estratégico que ela possui. 

2º mito: não agrega valor nenhum ao negócio

A terceirização de TI normalmente não é vista como uma solução que agrega valor aos serviços da empresa. 

Essa percepção normalmente é construída porque, normalmente, o serviço terceirizado não está relacionado à área de negócios principal da empresa. 

Porém, setores como o de TI têm um grande impacto no dia a dia dos negócios, especialmente quando falamos sobre a forma como os serviços são gerenciados. 

Infelizmente muitas organizações deixam de investir na estrutura de TI por considerarem um custo muito alto, e passam a utilizar tecnologias menos atualizadas, causando problemas muito maiores. 

Entretanto, por meio do BPO tanto os serviços quanto os custos de equipamentos são reduzidos, dessa forma, a empresa passa a ter um número maior de pessoas e dispositivos ao dispor, prontos para a execução das atividades. 

3º mito: o BPO pode expor a segurança da empresa

Os investimentos em segurança da informação vêm crescendo, por isso, escolher não investir pode causar grandes riscos para empresa. Os riscos  podem ser causados por ataques de malwares e roubo de dados.  

Nesse cenário, muitas empresas temem que essa terceirização do TI possa deixar o negócio mais vulnerável, porém, o que ocorre é o contrário. É mais fácil garantir a segurança da informação com recursos terceirizados do que com recursos próprios. 

Isso porque para garantir a segurança é preciso investir muito tempo e conhecimento sobre segurança da informação para validar a estratégia. Mas ao contar com empresas especializadas, é possível delegar a execução dessas tarefas e proteger a empresa de acordo com as leis. 

Além disso, cada terceirização pode ser personalizada de acordo com as normas de segurança e privacidade de cada empresa. 

Além de desvendar esses mitos, a Ava Gestão oferece o serviço de BPO de TI para que sua empresa possa focar nos projetos necessários e ainda ter tudo que uma equipe de TI pode oferecer. Quer saber mais? Entre em contato conosco!